Desta feita os curadores, Jean-François Chougnet, Ana Rito e Hugo Barata, propõem uma mostra exclusivamente dedicada a mulheres artistas.
"A presente exposição dá a ver um conjunto de obras e artistas representativas de um período que vai desde o início do século XX até aos nossos dias, incluindo algumas aquisições recentes da Colecção Berardo, e evoca as transformações operadas em finais dos anos de 1960 e inícios dos anos de 1970 onde um grande número de artistas investigam conceitos sedimentados em importantes revoluções sociais, mas também na construção da subjectividade e de sistemas artísticos, abordando temáticas como a identidade, o género, a sexualidade ou a política, norteadas por uma visão transformadora das leituras complacentes de alguma história da arte. "
Sem qualquer organização cronológica revisitar-se-ão obras de Louise Bougeois, Helena Almeida, Hannah Villiger, Aino Kannisto, Vera Mantero, Francesca Woodman, Susanne Themlitz, guerrilla girls, entre muitas outras.
A não perder, até 31 de Janeiro de 2010.
Deixo aqui uma obra de Susanne Themlitz que me acompanha desde que me lembro de ser gente. Não faz parte da Colecção Berardo, mas sim do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão.