Crystal, quê?

posts e barra lateral

Já repararam que estamos na era das Crystal bands? Uma distracçãozinha e lá aparece mais uma.
Ninguém saberá explicar este fenómeno, da mesma forma que ninguém soube explicar o fenómeno das The bands: The Killers, The Bug, The Boats, The National, The Portugals, The Mae Shi, yada yada yada.

Andava eu nas minhas incursões por sites de música e afins e lá vim a descobrir mais uma:
Crystal Fighters.
Os Crystal Fighters vêm aqui da nossa vizinha Espanha e são energia encarnada em banda: "We are Crystal Fighters. We make fast dance music with Basque instruments, synthesizers and our voices."
Cá por mim, só esta descrição já merece a nossa atenção.
Têm 3 mixtapes, Kitsune Radio Mix: Le Mouv, Que Vasco Eres? e Feast of Aurora; um EP, Xtatic Truth Remix (Kitsune, 2009) e umas quantas remixes.

Vai um pézinho de dança?



Voltando às Crystal bands, há-as para todos os gostos. Desde punk, folk, pop, metal, música de câmara, trash, down-tempo, house, country, ?cristão?... you name it.
Algumas dão mais que falar do que outras, como os Crystal Castles e a doidivanas da Alice Glass.
Outras vão fazendo sucesso aqui e ali como os Crystlas Stilts e os Crystals Antlers que têm andado nas bocas do mundo.

Outras simplesmente têm um nome demasiado horrível para que alguém se queira lembrar delas, como os Crystal Skulls, os Crystal Ball e os The Crystal Method (que, loucura das loucuras, conseguiram juntar um The e um Crystal no mesmo nome! Há seus doidos!).

Depois há aquelas que mais parecem bandas de covers como são os Crystal Roxx; e aquelas que nos permitem relaxar num final de tarde solarengo, como Crystal Voice e Crystal Noise. Crystal Voice é tal como o nome indica um jogo de vozes límpidas: ouça-se The Call of Atlantis; e Crystal Noise, ao contrário do que o nome indica, é Down-tempo e Ambiente.
Para quem tem uma paixãozinha por metal, apresento-vos os Crystal Viper.


Mais genuínas são as meninas que de facto se chamam Crystal e nada mais simples do que fazer uso do seu próprio nome.
A famigerada Crystal Gayle que partilha com Tom Waits uma das melhores bandas sonoras de que há memória:


Crystal Waters, uma das rainhas do House;
Crystal Cookie, com uma única música no myspace a que deu o nome de Crystal Cookie Lesson1. Um electro a ter em conta:


Crystal Rose, para quem gostar de country;
Crystal Lewis, para quem for religioso;
Crystal Shawanda, 20 aninhos também a fugir para o country;
... e provavelmente umas quantas mais.

Há ainda aqueles que têm sentido de humor, como os Crystal Pistol que conseguem ter uma música chamada Rockstar bem ao estilo Rock N'Roll anos 80.
Ou ainda os Crystal Abyss que no século XXI ainda mantêm aquelas pinturas góticas que eu pensava já extintas (mas vindos de Moscovo, se calhar não é assim tão estranho.)

Photobucket
Foto: Crystal Abyss

E porque isto da imaginação não tem limites, apresento-vos também Crystal Aliens, que não é nada mais nada menos do que um pseudónimo criado por Naoki Maeda única e exclusivamente para lançar a música Sexy Planet. Aqui poderão ficar confusos: será que é para dançar ou é o Sonic The Hedgehog que chama por nós?



Ainda nesta onda da animação, o tema original da série de anime Fist of The North Star: Ai O Tori Modose, foi escrito pelos Crystal King já lá vão uns 25 aninhos.



Depois há aqueles que precisam de ganhar a vida. The Crystal Palace String Quartet têm formação musical e uma paixão por música de câmara.
E o que fazem eles? Dão um arzinho de sua graça em casamentos, civis ou religiosos; em todo o tipo de festas, mesmo as de empresas; e na TV.
O repertório é tudo o que se espera, desde o pop ao barroco, passando pelas covers, mas sempre com um toquezinho de Il Divo!!

E no meio de tanto Crystal não haverá repetições? Há pois! Temos os Crystal Lake vindos do Japão, uma banda de hardcore que rola já desde 2002, e os Crystal Lake de Israel que fazem juz às tradições do País e deambulam pela música de dança.

Descobri ainda os Crystal Understanding, que vai-se lá understand consideram que fazem música do género clássico... Acedam ao myspace e tentem perceber o que será para eles o género clássico. À parte esta nossa problemática da classificação os Crystal Understanding merecem alguma atenção.

Esta moda dos Crystal invade-nos de todos os lados e da Alemanha não é excepção. Os Crystal Age nasceram na era do dance music, influenciados pelo gótico, aqui e ali com uns vipes de Beethoven. Confusos? Também eu!

Por fim, deixo-vos com os Crystal (sim é apenas Crystal, sem mai nada), porque a única coisa de que precisamos para criar uma banda começada com Crystal é... iniciativa:





3 bailaricos:

Torres disse...

Crystal Bué - afro-beat eixo Luanda-Khinshasa-Guiné Conacri

www.myspace.com/nossomososcrystalbuéefazemosafrobeatquéummimo

Zara disse...

como é que é possível que essa tenha escapado?!

uma falha gravíssima. ;)

Anónimo disse...

crystal waters...... gipsy woman

=P