Femme Fatale

Photobucket

“Une femme fatale est un personnage stéréotypé, réel ou fictionnel, désigné parfois sous le terme de vamp.”


O tema Femme Fatale aborda-se em quase todas as culturas, desde as primitivas deusas aos relatos bíblicos, porém, é no inicio do século XX que esta designação atinge o seu boom na cultura ocidental. São curiosos os usos/desusos do termo ao longo do tempo…
Eu destaco:


A Femme Fatale desenhada nos films noir dos anos 40, misteriosa, sedutora, subversiva, manipuladora, irresistível e predadora. Murder, My Sweet (1944) de Edward Dmytry, é apenas um de tantos retratos da mulher fatal com a belíssima Claire Trevor nesse registo.

Photobucket

Em 1967 a musa de Andy Warhol, Nico, junta-se a Lou Reed e John Cale nos The Velvet Ungerdround e lançam o famoso álbum The Velvet Underground & Nico (with the banana cover), cuja faixa número 3 é:


The Velvet Undergound &nico - Femme Fatale - Click here for more home videos

Recentemente por Espanha, Femme Fatale dá nome a um projecto madrileno, com sonoridade electropop glamorosa evidente através da vocalista Flo (que é alvo de comparações a Karen Oh dos Yeah Yeah Yeahs). Passaram pelo Lounge em 2008 e no curriculum constam palcos partilhados com Ladytron, Vive la Fete, Sex in Dallas and Franz Ferdinand.


MOVIN ON, directed by Alberto Lorite, best video at the Malaga Film Festival 07

Apesar de tudo, “une femme est une femme”… Fatal?
E mais?


0 bailaricos: