Gibson Girl

posts
Embora sempre tenham sido usadas para ilustrar histórias, não se sabe exactamente quando é que as ilustrações de belas e atraentes moças se tornaram independentes dessas mesmas histórias. O certo é que passaram para o imaginário popular e aí ficaram definitivamente impressas.

Talvez uma das primeiras contribuições tenha partido da criação do ilustrador norte-americano Charles Dana Gibson, a Gibson Girl. Embora não seja vista exactamente como uma pin-up, lançou as bases para o género. Há quem argumente que tenha sido a 1ª idealização do ideal de beleza nacional americana. Era geralmente uma mulher provocante (para os padrões do final do séc XIX - início do séc XX), usando um fato-de-banho ou uma túnica, numa atitude relaxada ou desenvolvendo algum tipo de actividade física, e com elevado sentido de estilo. Por vezes era acompanhada de um jovem homem, igualmente bem-parecido.

Várias terão sido as mulheres que pousaram para Gibson, incluindo a sua mulher Irene Langhorne, que se especula ter sido a inspiração para o modelo orginal e cuja imagem deixo.

cheesecake,gibson


Com o rebentar da 1ª Guerra Mundial verificou-se uma alteração nos padrões de moda, em direcção a um visual e atitude mais prático e compatível com o trabalho necessário em tempos de guerra, apresentando vestimentas mais masculinas.



0 bailaricos: