não somos uns emigras quaisquer

posts
Há conversas no mundo que não deveriam nunca morrer.
Não quero com isto dizer que não deveriam acabar. apenas que não deveriam ser esquecidas, ou no mínimo, deveriam ser dadas a conhecer ao mundo.
seja pelo conteúdo. pela comicidade. ou por qualquer outra razão que agora vos venha à memória.

Decidi reproduzir, não na íntegra porque nem tudo vos interessa, uma parte de uma conversa que tive com um amigo que actualmente trabalha em La France. De notar que isto é uma conversa num qualquer chat da internet. Chamar-lhe-ei X e espero que ele não se importe, uma vez que não lhe pedi autorização.
----------------------XX---------------------

[...]
X: eu cada vez mais me convenço que os "problemas" dos luso-portugueses de cà nada têm a ver com a emigração. foi a minha revelação da semana passada.
tive que ir ao consulado e pensei MUITO nisto. 4 horas à espera e tal

Photobucket

e então é o seguinte
não é a emigração que faz esta parolada e não é a emigração que nos altera. somos burros em portugal e somos burros cà
70% da nossa população é analfabeta funcional
...
hà muita gente que não o sabe e que acha que os portugueses de cà são especiais pq são "uns parolos".
chateia-me o estereotipo da emigração.
a cena da cabeça dos "emigrantes de luxo" que julgam os outros como "de segunda"
e tava a olhar para as pessoas no consulado e a ver a diferença

me: descobriste poucas, foi?

X: nenhumas. todas as pessoas que ali estavam achavam que a pessoa do lado era parola e era "um emigra de merda"
o que me levou a concluir que nenhuma delas era "um emigra de merda" e que eramos todos portugueses
levantei-me, cantei o hino
e uma velha mandou-me arretar, que tavam a dar as noivas de sto antonio na RTPi

me: e tu arretaste?

X: bien surt

me: muito bem comportado. em portugal e no mundo.

X: a parte das noivas é verdade e a velha a mandar as pessoas fermarem a guela que queria ouvir também.
sabes quantas pessoas foram atendidas à minha frente? em 4 horas? para tirar o passaporte? com 2 guichets abertos sò para isso?
6, juro.
tens passaporte dos novos?
dos biometriconights?

me: desde os meus 5 anos q na tiro passaporte. ainda não saí da europa.
[tenho q ir. trabalho.. beijos]

X: vou-te explicar o pq da demora
depois lês. BEIJOS
[ora, agora que não estàs aqui a controlar, posso usar caralhadas
ahahahah
caralhadas]
para assinar o passaporte, usa-se uma maquininha catita
com um touch-pad catita
e uma caneta mágica e escreves nesse touch-pad e aparece no ecrã.
catita, não?
eu curti. os analfabetos funcionais não.
não dava. era demais
os senhores do consulado tinham um sistema em que colavam um papel com fitacola em cima do touch-pad para as pessoas lerem o que escreviam no papel
para ser menos confuso
não dava. ficavam a olhar para o ecrã
escreviam fora do quadradinho
era engraçado.
faz falta uma loja do cidadão aqui

bem, jà te entediei o suficiente
respeitosos beijos
------------------------XX--------------------

Os meus também respeitosos beijos deste cantinho da Europa onde estão os restantes 69% de analfabetos funcionais.
saudades.


3 bailaricos:

Caneta BIC disse...

Ora toma! O choque tecnológico já foi é longe demais... É refrear essas manias de modernizar tudo! Toca a fazer o downgrading dos novos equipamentos!

Charles António disse...

ahahahahahahahahahahaha

Olá Donald!
Olá!
Vamos cantar uma cantiga?
Vamos!
Emigrante! Emigrante! Foste longe e regressaste!
Emigrante! Emigrante! Não sei porque tu voltaste!

Bisous muitos!

Weltrocker disse...

C'est marabiheuze, la raçe dous notres emigrantes!!!
O preconceito faz parte da carteira de atributos do português de gema.
Eu próprio, por xs dou por mim, quase a pensar dessa forma, mas depois, felizmente, a minha mentalidade SP3 com upgrade"weguewegue", permite-me bloquear na firewall "ama o próximo", qq tipo de pensamento egoista e lá sigo o meu caminho, com mais amigos, e, mais cidadão do mundo...
It's a fucked up world...
Mas q deliro com uma bela fila no centro de saúde deliro...Adoro o meu Portugal!FDX!Faz-me sentir vivo...Muagagagagaga!!!
Rockem Diem!