Festival Música Viva

posts

O Festival Música Viva está de parabéns.
Comemora, este ano, 15 anos de dedicação à música contemporânea.

Photobucket

O festival decorrerá de 11 a 20 de Setembro e os seus espectáculos serão distribuídos pelo Moinho de Maré de Corroios (11 de Setembro); pela Fundação Calouste Gulbenkian (12 de Setembro); pelo Centro Cultural de Belém (13 a 20 de Setembro) e pelo Mosteiro dos Jerónimos (17 de Setembro).

Segundo a Produtora, a Miso Music Portugal, os 15 anos de festival justificam "um balanço do papel que o festival vem desempenhando para a música e os seus criadores e para quem dela usufrui: o público."
Assim, com o intuito de participar mais activamente no desenvolvimento da música contemporânea portuguesa, a grande novidade deste ano é a criação de um fundo para o fomento da criação musical contemporânea: encomendas de obras musicais.
Se tiverem curiosidade, interesse profissional ou muita vontade de contribuir para o fundo, no site está disponível a tabela de remunerações para cada género musical que o fundo pretende apoiar, assim como o NIB para donativos.

Quanto à programação para este ano, a produção evidencia:
1. a Retrospectiva-Prospectiva Cândido Lima para assinalar os 70 anos desta personalidade fundamental da música portuguesa actual;
2. uma interrogação sobre o erotismo em música que dará lugar à estreia do espectáculo Ficções Sonoras Eróticas;
3. inúmeras estreias de compositores portugueses, nomeadamente a obra encomendada pelo CCB a Miguel Azguime para ensemble de câmara, electrónica e narrador sobre o texto de Perrault O Gato de Botas;
4. os concertos Vídeo Música e Cinema dos Sons;
5. instalações sonoras e conferências e uma participação maciça de criações electroacústicas para o Caminho Pedonal, vindas de todo o mundo, no projecto SoundWalk.

No site da Miso Music Portugal encontrarão a programação completa.
Bom festival!


0 bailaricos: